Topo

Física na Veia

Cobertura do eclipse solar parcial

Prof. Dulcidio Braz Júnior

26/02/2017 08h02

São João da Boa Vista, interior de São Paulo, nubladíssimo!

 

Vamos observar o eclipse solar parcial?

Aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, perto do sul de Minas Gerais, o fenômeno começa, às 10h02min (horário de Brasília).  Dependendo da sua localização, o horário de início do fenômeno pode variar um pouco.

O céu está muito fechado, com densas nuvens, e grande probabilidade de chuva. Veja logo acima a foto que acabei de fazer daqui da minha janela.

Se o céu estiver limpo na sua cidade, tente observar o fenômeno. Mas cuidado! Não olhe diretamente para o Sol. Dicas de observação segura você confere no post anterior ou neste outro post (ainda na plataforma antiga do blog). E também nos vídeos "embedados" lá embaixo. 

Confira abaixo com será o eclipse em todo o território nacional.

 

O eclipse solar em todo o território brasileiro [Fonte: Comissão de Ensino e Divulgação da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira]

Quem gosta de Astronomia, nunca desiste do céu! Estou com a câmera (com filtro solar astronômico) a postos. Qualquer brecha entre as nuvens, clico o fenômeno! Se conseguir imagens, posto por aqui. Combinado?

 

Minhas imagens (se o céu abrir…)

10h16min Consegui um clique! Veja abaixo! Imagem sem muita nitidez por conta das nuvens. Estou usando um filtro  Thousand Oaks na frente da câmera digital. Ele barra 99% da radiação solar

Registro às 10h16min, 14 min após o início do fenômeno [Crédito: Dulcidio Braz Jr]

10h43min Céu muito fechado agora. Escureceu… continuo a postos…

10h55min Ficou escuro! Mas não é por causa do eclipse.  Nuvens densas, negras. Chance de chuva…

11h23min Idem…

 

11h29min Mais uma brecha nas nuvens… outro clique! Quase no ápice (metade) do fenômeno.  

Registro às 11h29min, quase ápice do fenômeno [Crédito: Dulcidio Braz Jr]

12h18min E o fenômeno vai caminhando para o final…

Registro às 12h18min do "Pacman" cósmico [Crédito: Dulcidio Braz Jr]

12h48min Só uma "casquinha" da silhueta da Lua Nova. O fenômeno acaba em alguns minutos, quando a Lua abandona o disco solar. Essa imagem ficou menos nítida que a anterior porque as nuvens não colaboraram tanto.

Registro às 12h48min, a poucos minutos do fim do evento [Crédito: Dulcidio Braz Jr]

Apesar da briga com as nuvens, deu para fazer quatro imagens do belíssimo fenômeno! Valeu!

___________

Bom céu pra você! Boas observações!

Deixe seus comentários e suas impressões sobre o que viu do fenômeno.


Cobertura em tempo real 

Mensageiro Sideral


Para saber mais (sobre observação segura do Sol)

Vídeo "9 jeitos burros de ver o eclipse neste domingo" (por Iberê Thenório, do "Manual do Mundo"). Divertido e bastante esclarecedor

Vídeo "Dicas para ver o eclipse solar (sem ficar cego)" (por Salvador Nogueira, do "Mensageiro Sideral"), e que o próprio Iberê (vídeo acima) cita como fonte.


Já publicado aqui no Física na Veia!

(*) Posts na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."