Topo

Física na Veia

Registro da passagem da ISS sobre o Brasil

Prof. Dulcidio Braz Júnior

15/01/2017 21h39

ISS_15jan2017

Passagem da ISS sobre São João da Boa Vista. 15 s de exposição. Crédito: Dulcidio Braz Jr

 

A ISS – Estação Espacial Internacional acabou de passar sobre o Brasil.  Na minha cidade/região o evento começou por volta das 20h54min e durou aproximadamente 4 minutos, com a ISS indo do horizonte sul até o leste. Veja, na imagem acima, o registro fotográfico que fiz do evento já no seu quarto final, com a ISS acima do horizonte leste.

A olho nu  a ISS tem aparência estelar, ou seja,  é um ponto luminoso muito parecido com uma estrela, mais ou menos como na imagem abaixo feita por mim em novembro do ano passado, noutra passagem da ISS sobre a minha cidade.

ISS_19nov2016_01

Registro da ISS em 19 de novembro de 2016. Aqui a ISS aparece como pontinho porque não foi usada longa exposição. Crédito: Dulcidio Braz Jr.

Mas as estrelas são fixas no céu.  A ISS se move rapidamente contra o fundo fixo de estrelas. Na imagem no topo do post você vê os pontinhos que são as estrelas fixas e um rastro luminoso que corresponde às posições pontuais sucessivas da ISS registradas hoje ao longo de 15 s de exposição. O risco parece apontar para Prócion, a estrela mais brilhante da constelação do Cão Menor. Na imagem logo acima a ISS foi capturada num único clique, sem o recurso de longa exposição, e por isso aparece como um pontinho no céu, exatamente como a vemos a olho nu.

Na captura de hoje usei a câmera digital fixa no tripé e ISO 320, com disparo retardado e obturador aberto por 15 para registrar o rastro da estação espacial.

Se você quiser observar (e até fotografar) outras passagens da ISS pelo Brasil e exatamente sobre a sua cidade e região, veja as minhas dicas infalíveis nesse outro post. É muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensam. E a diversão é garantida!


Já publicado no Física na Veia!

* Post na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."