Topo

Física na Veia

Cesar Lattes: "Linha do tempo científica"

Prof. Dulcidio Braz Júnior

09/10/2016 12h52

Lattes_Gardner

César Lattes e Eugene Gardner ao lado do sincrociclótron de 184 polegadas na Universidade de
Berkeley (EUA). Nesse acelerador a dupla produziu os primeiros méson artificiais da história no início
de 1948. Fonte: CBPF

 

Acontece na próxima segunda-feira, 10 de outubro de 2016, às 9 h, no auditório do DRCC – Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do IFGW – Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, cerimônia de homenagem ao Professor (Dr)¹ Cesar Lattes.

Na ocasião será inaugurado o painel "Linha do tempo científica" do prof. Cesar Lattes.

Para quem estiver longe de Campinas, SP, mas tiver interesse no assunto, haverá transmissão ao vivo pela RTV Unicamp em www.rtv.unicamp.br.

E, se você ainda não conhece a incrível história do cientista brasileiro "quase" Nobel de Física, siga os links abaixo. Você vai descobrir que chamar de incrível a vida do prof. Lattes não é exagero algum!


1 – Sempre vale lembrar que Cesar Lattes gostava de ser chamado de professor em vez de doutor.


Para saber mais

  • Um Cientista, uma história: Cesar Lattes – episódio 12 da série em animação produzida em parceria entre o SESI e o Canal Futura e que conta a vida de 30 cientistas brasileiros que se destacaram. Aproximadamente 5 min.
  • Cientistas Brasileiros – Cesar Lattes e José Leite Lopes – documentário em vídeo com aproximadamente 55 min]
  • Breve Histórico de Cesar Lattes – no site do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Já publicado no Física na Veia! 

(*) posts ainda na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."