Topo

Física na Veia

De olho na sonda Juno

Prof. Dulcidio Braz Júnior

05/07/2016 19h06

NASA_eyes

Página inicial do NASA's Eyes

 

A manobra de inserção orbital da sonda Juno (veja post anterior) foi um sucesso!

A sonda agora orbita o planeta Júpiter numa trajetória elíptica bastante excêntrica, ou seja, bastante alongada. Dessa forma a nave poderá passar bem longe de Júpiter, ponto chamado de apojove, a cerca de 8 milhões de quilômetros. E meia volta depois fará aproximação para dar uma rasante no gigante gasoso do Sistema Solar, passando pelo perijove, ponto de máxima aproximação, a cerca de 4000 quilômetros de altitude. A órbita vai se repetir 37 vezes, ou seja, serão 37 sobrevoos ao longo de 18 meses de operações. Em cada uma dessas passagens rasantes a sonda terá a oportunidade de fazer registros que vão de imagens do planeta gigante gasoso até medidas de diversos parâmetros que pretendem nos revelar como Júpiter surgiu e evolui até a configuração atual.

Você pode seguir a Juno através dos olhos da NASA, ou seja, do aplicativo NASA's Eyes que faz várias simulações interessantes. Assim que entrar no site, instale o aplicativo. E rode seus módulos "Eyes on the Earth", Eyes on the Solar System", "Eyes on Exoplanets", além dos Solar System Tours "Juno", New Horizons", dentre outros.

A imagem abaixo mostra a página inicial do módulo "Juno" onde você vê a sonda e seus avantajados painéis solares. Clique/arraste sobre a sonda com o mouse para girá-la nos três eixos. Isso é bem bacana para uma inspeção visual em todas as partes da nave. Dá para dar zoom in/out com as setas para cima/para baixo (no teclado) ou com a rodinha do mouse.

NASA_eyes_Juno_home

Tela inicial de "Juno"

Clicando no botão "Explore" que fica na parte de baixo da tela, bem ao centro, você entra no modo que mostra a trajetória da Juno. Aí, dentre outras coisas, você pode simular a manobra de inserção orbital (imagem abaixo) e ver o quão perto a nave chegou do gigante gasoso para ser capturada pela gravidade do astro de forma controlada tal que pudesse entrar de forma perfeita na órbita desejada pelos cientistas sem se perder no espaço e nem cair no planeta.

NASA_eyes_Juno_OI

Simulação da delicada inserção orbital

Clicando no botão "Now" que fica na parte de baixo da tela, à esquerda, o aplicativo mostra a posição atual da sonda Juno. Dá para fazer tracking da nave, ou seja, sempre que quiser, saber exatamente onde ela está. Quando eu escrevia esse post a posição da sonda era a que você confere na imagem abaixo. Note que ela  já contornou Júpiter e dele agora se afasta a fim de completar a sua órbita elíptica bastante excêntrica. No lado direito da tela há uma janela retangular vertical na qual você acompanha em tempo real a distância da Juno até Júpiter, a sua velocidade relativa a Júpiter e ainda a sua velocidade relativa à Terra. Bem no canto superior direito da tela há o botão "Controls" que dá acesso a "Toggle Units" (ícone de uma reguinha) que permite mudar a unidade de distância para quilômetro (km) bem como a unidade de velocidade para quilômetro por hora (estranhamente grafada como km/hr em vez de km/h). Originalmente a distância está em milhas e a velocidade em milhas/hora, o que não nos é muito familiar.

NASA_eyes_Juno_Now

Dá para seguir a sonda, em tempo real

 

Há ainda uma opção divertida de gerar a simulação em 3D. Procure por "3D" no botão "Controls", aquele que fica no canto superior direito da tela. Se você tiver óculos 3D anaglíficos, aqueles com uma lente azul e outra vermelha (confira receita "caseira" nesse post), poderá brincar com a simulação que vai parecer saltar para fora da tela do computador.

NASA_eyes_Juno_3D

Modo 3D anaglífico

Há outras funções no aplicativo e seus diversos módulos. Vá clicando sem medo e descobrindo tudo o que dá para fazer.

Divirta-se! E siga de perto essa missão histórica que promete muitas novidades científicas, além das tão esperadas imagens de Júpiter em close-up!


Para saber mais

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."