Topo

Física na Veia

Semana Acadêmica de Física da UFSC

Prof. Dulcidio Braz Júnior

02/06/2016 17h31

IV-SAF

 

Entre 15 e 19 de agosto de 2016 acontecerá no Campus da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina no Bairro Trindade em Florianópolis, SC, a IV SAF – Semana Acadêmica de Física.

Professores cientistas e graduandos de iniciação cientifica acadêmica de Santa Catarina, São Paulo, e de outros estados abordarão temas pesquisados em física por meio de 12 palestras, 3 mini cursos, além de seminários e discussões referentes a evolução do conhecimento cientifico com uma linguagem acessível para estudantes do curso de física e estudantes do ensino médio em geral, motivando assim o fascínio por essa importante área da ciência.

Uma das propostas do evento é explicitar o quanto diversas áreas se atravessam e a contribuição da física como teoria e prática na produção de diversos materiais de tecnologia, por exemplo. Muitos profissionais da física são contratados para contribuir nas mais variadas áreas, no desenvolvimento de produtos como sistemas energéticos, simulação multifísica, robótica, biofísica, games, e etc. Logo, é uma oportunidade para os estudantes participantes reconhecerem as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

O evento, sem fins lucrativos, é organizado pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Física da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina com colaboração do corpo docente.

Mais informações em www.saf.sites.ufsc.br.

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."