Topo

Física na Veia

The BOBs 2016... valendo!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

26/02/2016 10h14

TheBobs_2016

 

Pela décima segunda vez, a alemã Deutsche Welle promove o The BOBs, seu concurso internacional de blogs.

Segundo Gerda Meuer, diretora de programação da DW: "Para além das fronteiras linguísticas e culturais, valorizamos pessoas criativas e seu engajamento
pela liberdade de expressão e por uma sociedade mais aberta".

As inscrições on line vão até 3 de março. E os internautas poderão inscrever no concurso páginas de internet e iniciativas online em quatro categorias:

  1. Mudança Social: o prêmio será concedido a um projeto que utiliza as modernas possibilidades digitais para promover a mudança social – em áreas
    como educação, igualdade de gênero, saúde ou meio ambiente.
  2. Tech pro Bem: será premiada uma inovação ou um website da área de proteção de dados, software livre, segurança na rede ou ferramentas anticorrupção e anticensura.
  3. Arte e Cultura: será agraciado um projeto de arte e cultura que use de forma extraordinária os meios da comunicação digital para interpretar artisticamente temas socialmente relevantes.
  4. Jornalismo cidadão: como o nome já diz, prêmio específico para projetos jornalísticos corajosos e inovadores, que explorem as possibilidades de participação da internet.

Além disso, os diretores da DW irão conceder o Prêmio Freedom of Speech (Liberdade de Expressão). Em 2015, essa honraria foi para o blogueiro
saudita preso Raif Badawi.

O The BOBs é o prêmio de ativismo online de maior renome internacional e único por sua diversidade linguística pois envolve 14 línguas, incluindo a Língua Portuguesa. Para tanto, um júri internacional, representando países que falam essas 14 línguas, vai se reunir em breve em Berlim para a análise dos finalistas que serão divulgados em 31 de março. Haverá também os prêmios do público, por votação aberta via internet, que acontecerá entre 31 de março e 2 de maio.  O resultado final dos eleitos pelo júri e vencedores pelo voto popular sairá em 2 de maio, véspera do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

A premiação acontecerá no dia 14 de junho em Bonn, Alemanha, durante o Deutsche Welle Global Media Forum.

Em 2010 o Física na Veia! foi eleito pelo júri iternacional do The BOBs como o Melhor Weblog em Língua Portuguesa 2009/2010. Confira abaixo momentos incríveis que guardo para sempre na minha memória afetiva .

Física na Veia! em Bonn, em 2010

O vídeo abaixo marca um momento delicioso para mim: o anúncio do prêmio ao vivo, via web, direto de Berlim. Sempre me divirto com o sotaque alemão ao pronunciar o nome do blog.

Estive em Bonn, Alemanha, a convite da Deutsche Welle, para receber o prêmio dentro do Global Media Forum. Confira a seguir esse momento inesquecível registrado em vídeo pelo meu amigo Bruno Rezende, editor do blog Coluna Zero, que no The BOBs 2010 recebeu o prêmio especial Climate Changes e foi companheiro de boas cervejas alemãs!

Ainda quero voltar em Bonn para reencontrar Carlos Albuquerque, brasileiro, grande figura que trabalha na Deutsche Welle como Multimediadirektion Regionen Brasilianisch (precisa traduzir?) e que foi o anjo da guarda dos blogueiros brasileiros que estiveram no Global Media Forum em junho de 2010. Foi ele quem me mandou por e-mail os detalhes do The BOBs 2016.

Entrevista na premiação durante o Global Media Forum

Entrevista para a DW na premiação dentro do Global Media Forum

Todos os blogueiros premiados no The BOBs 2010

Todos os blogueiros premiados no The BOBs 2010. Agachados, à esquerda, eu e os dois outros
brasileiros premiados: Bruno Rezende (do "Coluna Zero", prêmio "Climate Changes") e Vitor Knijnik
(do "Blogs do Além", prêmio "Blogwurst")


Para saber mais


Já publicado aqui no Física na Veia!

(*) Posts na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."