Topo

Física na Veia

Por que o Carnaval acontece tão cedo em 2016?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

05/02/2016 07h07

Lua&Carnaval

É científico! A Lua Cheia influencia o Carnaval!

 

Em 2011 a terça-feira de Carnaval foi em 8 de março. Em 2015 caiu em 17 de fevereiro, bem mais cedo. Mas agora em 2016 a terça de Carnaval acontece ainda mais cedo, no próximo dia 9 de fevereiro.

Você sabe porque a data do Carnaval muda a cada ano? E por que o Carnaval acontecerá tão cedo em 2016?

Tudo gira em torno da data da Páscoa que, de uma forma mais moderna, é obtida pela seguinte regra astronômica:

"A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorrer a partir do dia 21 de março".

Note que 21 de março é a data aproximada do equinócio (de outono, no hemisfério sul, ou de primavera, no hemisfério norte).

Para descobrir a data da terça-feira de Carnaval, basta seguir os passos descritos abaixo.

 

Quatro passos para calcular a data da terça de Carnaval

1° passo: Procure no calendário o dia 21 de março, data aproximada do equinócio. Em 2016 é uma segunda-feira.

2° passo: Consulte um calendário lunar confiável para descobrir em que dia vai acontecer a primeira Lua Cheia depois de 21 de março Em 2016, a primeira Lua Cheia depois de 21 de março acontece dois dias depois, logo no dia 23 de março, quarta-feira.

3° passo: Encontre o primeiro domingo depois dessa primeira Lua Cheia após 21 de março. Em 2016 é o dia 27 de março. Você acaba de descobrir a data da domingo de Páscoa. E é claro que um dia antes da Páscoa é o Sábado de Aleluia e dois dias antes a Sexta-Feira da Paixão.

4° passo: A terça-feira de Carnaval acontece exatamente 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Confira, no calendário abaixo, o resultado dos quatro passos descritos acima. E descubra porque a terça-feira de Carnaval em 2016 cai em 9 de fevereiro, tão cedo!

Data__Carnaval__2016

Calendário de 2016, organizado de segunda a domingo, e os quatro passos para encontrar a data da
terça-feira de Carnaval. Clique para abrir versão maior noutra janela.

 

Deu para entender a ideia? Todo ano é sempre assim. Você encontra a data do domingo de Páscoa (pela regra astronômica destacada em vermelho logo acima) e retrocede 47 dias no calendário para achar a terça-feira de Carnaval. Simples!

Em anos em que a primeira Lua Cheia depois do equinócio acontece mais tarde em relação ao dia 21 de março, a Páscoa é "empurrada" para frente no calendário. E pode ocorrer em março e até mesmo em abril. Junto com ela vai o Carnaval que acaba acontecendo também mais adiante, muitas vezes em março. Em 2016 a primeira Lua Cheia depois de 21 de março acontece bem cedo! Logo, a Páscoa também acontece mais cedo, trazendo consigo todas as outras datas móveis, forçando o Carnaval a acontecer mais cedo, logo no começo de fevereiro.

A tabela abaixo mostra diversas datas móveis e como encontrá-las a partir da data da Páscoa.

Tabela_datas_moveis

 

Corpus Christi  é um feriado bem tradicional no Brasil. Ele sempre acontece 60 dias depois do domingo de Páscoa. E, 60 dias depois de um domingo, é sempre uma quinta-feira. É costume emendarmos quinta, sexta, sábado e domingo, num feriadão prolongado. Em 2016 (pode contar os dias no calendário) Corpus Christi cai em 26 de maio.

Há alguns anos publiquei (ainda na plataforma antiga do blog) uma calculadora on line que descobre, apenas a partir do ano, as datas da terça-feira de Carnaval, do domingo de Páscoa e de Corpus Christi. Se estiver com preguiça de fazer as contas na mão, ela será útil!

Viu como a Astronomia, que tem a ver com Física, também tem tudo a ver até com o Carnaval? É que Física tem a ver com tudo! Certo?

 

Show de planetas nas madrugadas de Carnaval

Por falar em Astronomia e Carnaval, não perca durante o Carnaval o show de astros nas madrugadas. Cinco planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e Júpiter) estarão visualmente enfileirados no céu. Se ficar acordado até as madrugadas durantes o Carnaval, depois da folia, vale relaxar olhando para o céu e vendo os planetas. Confira abaixo a belíssima imagem feita por Denis Crute em 2 de fevereiro na Austrália. Ele mostra os quatro planetas no fila aparente, quase fazendo pose pra foto.

Denis_Crute_Australia_2fev2016_5planetas

5 planetas antes do Sol nascer (e mais a Lua). Denis Crute (fonte: Spaceweather)

Eu adorei essa foto. E você? Veja-a aqui em maior resolução.

Vou tentar observar/fotografar os planetas nas próximas madrugadas. Se conseguir, posto por aqui.


Já publicado no Física na Veia!

(*) post publicado na plataforma antiga do blog

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."