Topo

Física na Veia

Hoje é outro dia do Sol parar

Prof. Dulcidio Braz Júnior

22/12/2015 11h55

Google_solsticio2

Doodle do Google hoje, anunciando a chegada do verão.

 

O sempre divertido doodle do Google comemora datas importante. Hoje, com sorvetes derretendo (imagem acima), ele lembra a chegada do verão do em todo o hemisfério sul terrestre.

Para quem mora no hemisfério sul do planeta Terra, teremos hoje o dia mais longo do ano e consequentemente a noite mais curta, data conhecida em Astronomia como solstício de verão. Para os habitantes do hemisfério norte ocorre o oposto: solstício de inverno, com a noite mais longa e o dia mais curto, marcando o início do inverno por lá.

A palavra solstício significa "Sol parado".  E essa ideia vem do fato que, se você observar o Sol nascer ao longo de uma ano, vai perceber que, ao contrário do que muita gente ainda pensa, ele não aponta no horizonte sempre no ponto cardeal leste. Duas vezes por ano o Sol nasce exatamente no ponto  leste, nos dias chamados de equinócios. Nos demais dias o Sol nasce mais para a esquerda (a rigor, para o norte) ou mais para a direita (a rigor, para o sul) em relação ao ponto cardeal leste.

As simulações abaixo, feitas com o software Stellarium (gratuito e opensource), ilustram a ideia do movimento aparente de "vai e vem" do Sol em torno do ponto cardeal leste ao longo de um ano. Usei latitude/longitude da minha cidade, São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Confira.
20/março/2015 (equinócio de outono)

Estacoes_20mar2015

Nessa data o Sol nasceu exatamente no ponto cardeal leste.

20/maio/2015

Estacoes_20mai2015

O Sol está nascendo mais para a esquerda do ponto cardeal leste, deslocando-se para o norte.

21/junho/2015 (solstício de inverno)

Estacoes_21jun2015

Nessa data o Sol está nascendo na posição de máximo deslocamento aparente para o norte.

21/agosto/2015

Estacoes_21ago2015

Depois do solstício,o Sol volta a nascer cada vez mais perto do leste. deslocando-se para a direita.

23/setembro/2015 (equinócio de primavera)

Estacoes_23set2015

O Sol nasce novamente exatamente no ponto cardeal leste.

21/novembro/2015

Estacoes_21nov2015

Depois do equinócio de primavera, o nascer do Sol continua se deslocando para a direita (a rigor, para
o sul)

22/dezembro/2015 [hoje] (solstício de verão)

Estacoes_22dez2015

Nessa data o Sol estará nascendo na posição de máximo deslocamento (para o sul) em relação ao ponto
cardeal leste. O Sol nasce bem mais para a "direita" do leste.

 

Hoje o Sol nasceu em seu ponto de máximo afastamento ao sul em relação ao ponto cardeal leste. A partir de agora, o Sol vai se nascer cada vez mais para a esquerda, ou seja, vai se deslocar cada vez mais para o norte. No próximo equinócio o Sol nascerá exatamente a leste. E vai continuar se movendo cada vez mais para a esquerda (ou para o norte) até "parar" novamente no solstício de inverno do hemisfério sul. E aí o movimento aparente do Sol se inverte, com deslocamentos cada vez mais para o norte. passando pelo leste no equinócio de primavera.

Esse balé do nascer do Sol ao redor do ponto cardeal leste, que marca o início de cada uma das quatro estações do ano, prossegue indefinidamente e é efeito colateral da sobreposição de duas peculiaridades:

I) Do movimento de translação anual da Terra ao redor do Sol; e

II) Do movimento de rotação diário da Terra ao redor de si mesma com um detalhe importantíssimo: a inclinação fixa do eixo de rotação em relação ao plano da sua órbita solar.

No solstício de inverno, em 21 de junho passado,  o primeiro "dia do Sol parado" de 2015, postei sobre o fenômeno. Hoje, no segundo "dia do Sol parado" de 2015, volto a chamar a atenção dos meus leitores para o movimento anual aparente sol nascente, curioso fenômeno, simples de observar, mas que pouca gente nota na correria do cotidiano acelerado. Ele tem tudo a ver com as quatro estações do ano.

E, apesar de já estarmos vivendo dias muito quentes há mais de um mês, o "Sol parado" de hoje marca hoje o início oficial do verão no hemisfério sul. Se prepare para dias ainda mais quentes!

Bom verão a todos!


Para simular (e aprender mais)

  • Aplicativo  bem simples em flash que simula a posição do Sol nascente (ou poente) no horizonte para todos os disas do ano.
  • Outro aplicativo em flash, agora um pouco mais sofisticado e bastante didático para entendermos sobre as estações do ano e o movimento aparente do Sol ao longo do ano.

 

Os dois aplicativos fazem parte de uma coleção fantástica de aplicativos/simuladores em flash da página Astronomy Education at the University of Nebraska-Lincoln. Vale a pena testar os diversos aplicativos que certamente vão turbinar o seu aprendizado em Astronomia.


Já publicado no Física na Veia!

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."