Topo

Física na Veia

O coelho... digo... vídeo de Alice

Prof. Dulcidio Braz Júnior

18/09/2015 21h13

 

"Medicina nuclear salva vidas" é o nome do vídeo  acima que foi criado pela estudante brasileira Alice Cunha da Silva que cursa o quinto ano de Engenharia Nuclear na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Fazer um vídeo de até 60 s era o primeiro desafio proposto pela Nuclear Olympiad (Olimpíada Nuclear), evento internacional de nível universitário promovida pela WNU (World Nuclear University). O vídeo foi inspirado no problema de saúde da própria avó que tem câncer e faz tratamento com radioterapia.

Mesmo sem muitos recursos técnicos, Alice, que usou o Windows Movie Maker, software gratuito do MS Windows para editar vídeos, passou pela primeira etapa em meados desse ano por votação via web e foi convocada para a disputa final com outros quatro universitários de outros países.

Ontem, 17 de setembro de 2015, Alice cumpriu a segunda e árdua etapa da competição que previa defesa presencial da sua dissertação sobre o tema do vídeo para uma banca em Viena, na Áustria. Adivinhe? Alice conquistou o primeiro prêmio!

Parabéns para a Alice! Sensacional!

Que o prêmio sirva de estímulo e inspiração para outros jovens estudantes brasileiros aplicados e talentosos!  E que prevaleça, sobretudo, o seu exemplo de superação ao transformar um problema familiar em combustível para seu trabalho de pesquisa!


Só para constar… aproveitando o embalo…

No CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, onde fica o LHC – Large Hadron Collider e onde em 2010 tive o privilégio de participar como bolsista da CAPES da Escola de Física do CERN – Portuguese Programme, há uma laboratório avançado de pesquisas em radioisótopos.

Muitos criticam o alto custo de construção e manutenção do LHC. Mas desconhecem que, por trás da pequisa pura em Física de Partículas, há muito conhecimento e especialmente muita tecnologia derivada com aplicações diretas em nossas vidas. São os chamados spinoffs. Quer exemplos?

 

A própria NASA, que precisa justificar continuamente os custos com seus projetos, faz questão de deixar claras as aplicações derivadas das suas pesquisas na área da ciência aeroespacial. Dessa forma custo se transforma em investimento! Confira os links abaixo:


Saiba mais sobre Alice e a competição internacional

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."