Topo

Física na Veia

Blue Moon! Hoje a lua vai ficar azul?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

31/07/2015 14h06

Blue_Moon

Lua Cheia fotografada por mim em 6 de março de 2012. Mas não se engane: o tom azulado foi obtido por tratamento no computador!

 

Muita gente comentando que hoje tem Blue Moon. E é verdade!

Mas não se iluda: o nosso satélite natural NÃO SERÁ VISTO EM TONS DE AZUL! Não existe nenhuma razão física especial para que isso aconteça!

Hoje é mais um dia de Lua Cheia. E Luas Cheias são sempre lindas. Inspiradoras. O fato curioso é que teremos a segunda Lua Cheia dentro do mesmo mês. Tivemos uma Lua Cheia em 2 de julho e teremos outra hoje, dia 31 de julho, como podemos conferir no calendário lunar abaixo.

calendario_lunar_julho_2015

Print do Calendário Lunar hospedado em www.moonconnection.com.

 

Blue Moon é somente uma expressão criada para designar a ocorrência da segunda Lua Cheia dentro de um mesmo mês. Logo, não tem nada a ver com a cor do astro que continua sendo iluminado pela luz branca solar, composta por todas as cores do espectro visível.

Portanto, com base na boa Física, garanto que hoje a Lua Cheia vai ter cor de Lua Cheia! Mas vale lembrar que a órbita da Lua ao redor da Terra é elíptica, com a Terra num dos focos. Logo, a distância Terra-Lua pode variar.  E por volta da 1h da madrugada (já do sábado, 1 de agosto) a Lua passará pelo perigeo, ponto de máxima aproximação com a Terra. Dessa forma, teremos uma Lua Cheia bastante brilhante e ligeiramente maior do que a média, o que vai garantir um luar dos bons!

Vale a observação? Vale! Sempre vale a pena olhar pro céu! Mas com os pés no chão, sempre ancorados na boa Ciência. Nada de acreditar em Lua azulada ao pé da letra. Certo?

Vou observar/fotografar a segunda Lua Cheia do mês de julho nascendo daqui da janela do meu apartamento, de frente pra serra, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. O espetáculo começa por volta das 18h10min. Posto os registros fotográficos mais tarde, na galeria abaixo. Combinado?

Observe você também. E depois vem contar aqui no blog como foi a sua experiência com a Blue Moon.

O UOL vai montar um álbum especial com melhores imagens da Blue Moon feitas pelos internautas. Participe! Envie para o Whatsapp da redação do UOL Notícias. O número é  (11) 97500-1925.

Eclipse Lunar Total: contagem regressiva

ec_l_21-dez-2010_poster

Resultado da cobertura do eclipse lunar total de 21 de dezembro de 2010 feita aqui no blog. Clique para
abrir versão em maior resolução.

Fica aqui, desde já, o convite para você leitor do blog: eclipse lunar total em 27 de setembro de 2015.

Vamos armar uma enorme observação astronômica coletiva via web? Em breve posto mais informações.

Já fiz outra coberturas de eclipses lunares aqui no blog. Confira uma delas aqui. Foi sempre muito divertido!

 


Galeria da Lua Cheia de 31 de julho de 2015 [Blue Moon]

Blue Moon nascendo por trás da serra, por volta das 18h30min. Nem azul nem prateada. Amarelada. Efeito da poluição atmosférica. Quando estiver mais alta no céu ficará prateada, como sempre.

Blue_Moon_31jul2015_01

Lua Cheia nascendo por trás da serra. Clique para abrir versão maior.

Blue_Moon_31jul2015_02

Lua Cheia nascendo por trás da serra. Clique para abrir versão maior.

Blue_Moon_31jul2015_03

Lua Cheia nascendo por trás da serra. Clique para abrir versão maior.

Blue_Moon_31jul2015_04

Lua Cheia nascendo por trás da serra. Clique para abrir versão maior.

Blue_Moon_31jul2015_05

Lua Cheia já mais alta no céu, agora com zoom máximo da câmera.

Já um pouco mais alta, a cor amarelada da Lua Cheia vai desaparecendo, como esperado.

 

Ajustei a câmera para mostrar a intensidade do luar que "desenha" o perfil da serra. "Matei" o relevo lunar. Mas consegui registrar a Lua Cheia parecendo um farol, iluminando todo o meu bairro!

 

Blue_Moon_31jul2015_06

Que luar intenso. Lindo! Veja como ele "desenha" a serra. Clique para abrir versão maior.

Parafraseando Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco na tradicional canção "Luar do Sertão", só posso dizer:

"Não há, ó gente, ó não,

Luar como esse de São João!"

Agora que mostrei como está o luar aqui na minha terra, diga aí como está na sua!

Confira abaixo uma animação com 12 imagens das Lua Cheia nascendo por trás da serra.


Álbum do UOL

  • Blue Moon pelo mundo todo, inclusive no Brasil

 

Já pulicado no Física na Veia!

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."