Topo

Física na Veia

Plutão: o show continua!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

17/07/2015 14h57

New_Horizons_Tombaugh-Regio_planicie_gelada

Detalhes da jovem planície congelada dentro da Tombaugh Regio. Fonte: NASA.

 

Coletiva de imprensa com os cientistas responsáveis pela missão New Horizons transmitida ao vivo hoje pela NASA TV a partir das 14h (horário de Brasília) trouxe novas imagens e dados reveladores sobre Plutão.

O registro fotográfico acima mostra detalhes dentro da grande mancha em forma de coração na superfície de Plutão que já ficou famosa (e até virou meme). Essa região tem sido chamada de "Tombaugh Regio" em homenagem a Clyde Tombaugh, o descobridor de Plutão em 1930.

Na imagem em close-up podemos observar uma extensa região plana,  congelada e sem crateras que, pelas suas características, aparenta ser geologicamente jovem, ou seja, não ter mais do que 100 milhões de anos. Dados da espectroscopia revelam a presença de monóxido de carbono, metano e nitrogênio solidificados a baixíssima temperatura.

Basta um olhar mais atento na imagem para perceber que ela é feita de "células" irregulares de aproximadamente 20 milhas (pouco mais de 30 quilômetros). Os cientistas trabalham com duas hipóteses para a formação desse padrão: 1) contração dos materiais superficiais, algo semelhante ao que ocorre quando a lama seca, ou 2) convecção, movimento de matéria por conta da diferença de densidade causada pela diferença de temperatura entre várias camadas superficiais.

Também podemos distinguir na imagem faixas escuras com dezenas de quilômetros de comprimento. Elas podem ter sido desenhadas pelo vento sobre a superfície.

Clique aqui para abrir noutra janela a reveladora imagem em maior resolução. E leia artigo oficial da NASA.

Daqui para frente vai ser assim. Teremos muitas outras coletivas de imprensa e inúmeros outros artigos publicados revelando mais imagens e novíssimos dados científicos sobre Plutão e seu sistema de luas. O voo rasante da New Horizons no último dia 14/julho rendeu um banco de dados para ser estudado e entendido ainda por muito tempo pelos pesquisadores.

O Física na Veia! está cobrindo essa espetacular missão científica de perto desde o dia 14.  Role a página para baixo e confira outros post recentes sobre a New Horizons. E continue ligado em todas as novidades sobre essa incrível missão em tempo real através da fanpage do blog no Facebook.

E para encerrar o show de hoje: animação mostrando o sobrevoo da New Horizons sobre as montanhas e planícies geladas da superfície de Plutão. Mais imagens de cair o queixo! Vamos de carona com a sonda!


Para saber mais

  • Nesse post, do dia 14/julho, falei sobre os sete instrumentos de bordo do sonda New Horizons.  Um deles, o SWAP (Solar Wind Around Pluto) foi projetado e construído para estudar a interação do vento solar com a atmosfera de Plutão. Confira artigo oficial mostrando os resultados preliminares das medidas feitas pelo SWAP.
  • Outro instrumento, o Ralph (Visible and infrared imager/spectrometer), detectou a presença de monóxido de carbono congelado na superfície de Plutão. Leia o artigo.

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."