Topo

Física na Veia

Caronte em close-up: detalhes incríveis!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

16/07/2015 17h11

New_Horizons_Caronte_close

Caronte, a maior das cinco luas de Plutão, com um pedaço da sua superfície em detalhes.
Crédito: NASA-JHUAPL-SwRI

 

A NASA divulgou hoje, 16/julho, a incrível imagem acima. Mais um aperitivo do genial trabalho da missão New Horizons que teve ontem o seu ponto máximo! (Clique aqui para abrir a imagem, noutra janela, com mais resolução)

Na foto temos uma visão geral de Caronte, a maior das cinco luas de Plutão, com um recorte retangular mostrando detalhes do relevo de uma região da superfície do satélite.

A imagem em close-up foi feita a uma distância de 79 000 km quando a sonda New Horizons estava a 1h30min do ponto de máxima aproximação com a superfície de Plutão.

A NASA avisa que a imagem está bastante compactada. Fico imaginando a riqueza de detalhes colhidos pela New Horizons em inúmeras imagens sem compactação!

Chamou a atenção dos cientistas uma depressão com um pico no meio. Viu? Olhe no canto superior esquerdo do retângulo amarelo com a imagem em close-up. Formação bastante diferente, no mínimo curiosa! Não quero dar ideia pra ninguém. Mas não duvido que logo possam aparecer os colecionadores de figurinhas de disco voador dizendo ser a prova de mais uma base de ETs que viram de camarote a aproximação da sonda vinda da Terra!

Amanhã, sexta-feira, às 13h (horário de Brasília), acontece nova coletiva de imprensa com os cientistas responsáveis pela missão New Horizons. Certamente teremos mais informações e outras imagens incríveis. E o mais legal é que, com o arsenal de fotos e dados colhidos tanto de Plutão quanto de Caronte, teremos ainda por muito tempo muitas novidades sendo publicadas pela NASA aos poucos. Como essa bela e inesperada foto publicada hoje!

Estou achando bem divertido acompanhar a New Horizons em tempo real. Desde as primeiras imagens de Plutão, foi quase como estar de carona com a sonda, vendo a "bolinha" crescendo cada mais mais na nossa frente!

New_Horizons_Pluto-aproach

Montagem com imagens entre junho e julho mostrando Plutão cada vez maior e mais nítido com a
aproximação da sonda.

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."