Plutão em close-up: imagens de cair o queixo!
Sensacional a imagem (acima) de Plutão em close-up e em alta resolução! Ela foi feita pela sonda New Horizons ontem durante o voo rasante no planeta-anão! Dá para ver montanhas, vales, planícies! Aquela bolinha distante agora tem relevo!
Até ontem, a melhor (mais nítida e detalhada) imagem de Plutão, também registrada pela New Horizons, era essa logo abaixo e que publiquei no post anterior. Já dava para perceber o relevo.
Muita gente dizia ver um coração na superfície do planeta-anão. Não demorou para surgirem memes na web. Veja aqui em álbum do UOL.
Passamos (pelo menos eu passei!) todo o dia de ontem (14/julho) na expectativa de saber se o ponto alto da missão New Horizons havia se completado com sucesso. No período da noite, coletiva da NASA informou que a sonda havia retornado um sinal positivo confirmando que tudo tinha ocorrido perfeitamente bem. Haviam sido feitas novas imagens de Plutão a 12500 km de distância. E novos dados haviam sido coletados. Estava tudo registrado no sistema. Era só fazer download do material.
Hoje de manhã os cientistas puderam ver pela primeira vez as fotos de Plutão em close-up. Olha a cara do Alan Stern, líder da missão, sentado ao centro!
A imagem acima, publicada a menos de 1h da coletiva em que a NASA prometia divulgar novas imagens e informações sobre a New Horizons, serviu para aguçar ainda mais a curiosidade de todos que, como eu, gostam de astronomia e acompanharam de perto a missão!
Pouco depois das 16h (horário de Brasília), finalmente, começamos a ter acesso às novas informações e imagens na coletiva de imprensa veiculada ao vivo pela NASA TV.
Sempre pressa, os cientistas foram mostrando e comentando as imagens. Os registros fotográficos da missão são de cair o queixo!
Olha só a riqueza de detalhes em Caronte, a maior das cinco luas de Plutão!
Hydra, outra das cinco luas de Plutão, abaixo, foi fotografada pelo instrumento LORRI – Long Range Reconnaissance Imager.
O que era antes apenas um pontinho, agora tem "cara de batata". Pode parecer apenas um aglomerado de poucos pixels. Mas o pequeno satélite mede cerca de 43 km X 33 km. É minúsculo! É tão pequeno, com tão pouca massa, que não tem gravidade suficiente para ter forma esférica. E foi registrado a cerca de 650 000 km de distância. Veja artigo da NASA sobre esse registro de Hydra.
O melhor ficou para o final: a mais esperada imagem, a que está lá no topo desse post. O pequeno vídeo abaixo mostra de forma bem didática a que parte da superfície de Plutão ela corresponde. .
Imagens incríveis!!! Concorda? Elas justificaram a cara de espanto de Alan Stern e todo o clima de expectativa que havia no ar antes da coletiva de imprensa. Deixe o seu comentário e me diga o que achou!
Embora para a maioria dos leigos o que mais importe seja o "álbum de fotografias" da viagem da New Horizons, para os pesquisadores valem ainda mais as inúmeras medidas realizadas pelos sete instrumentos de bordo da sonda. Depois de analisados todos os dados colhidos, o avanço científico a respeito de Plutão e, de quebra, sobre o Sistema Solar, vai ser incrível. Teremos, por muito tempo, artigos e mais artigos publicados sobre a análise desses dados.
Como aperitivo, veja abaixo o resultado de algumas medidas feitas pelo Ralph – Visible and infrared imager/spectrometer.
As medidas confirmam abundância de metano no estado sólido na superfície gelada de Plutão. Saiba mais nesse artigo da NASA.
Continuo acompanhando as novidades sobre a New Horizons. Vem comigo? Fique de olho aqui no blog e também na fanpage no Facebook!
Para saber mais
- site oficial de divulgação da missão New Horizons (NASA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.