Topo

Física na Veia

Plutão em close-up: imagens de cair o queixo!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

15/07/2015 16h24

New_Horizons_close1

A primeira imagem de Plutão em close-up e em alta resolução. Fonte: NASA TV.

 

Sensacional a imagem (acima) de Plutão em close-up e em alta resolução! Ela foi feita pela sonda New Horizons ontem durante o voo rasante no planeta-anão! Dá para ver montanhas, vales, planícies! Aquela bolinha distante agora tem relevo!

Até ontem, a melhor (mais nítida e detalhada) imagem de Plutão, também registrada pela New Horizons, era essa logo abaixo e que publiquei no post anterior. Já dava para perceber o relevo.

Plutão_NH_Approach_720

Imagem de Plutão feita pela New Horizons e divulgada pela NASA pouco antes do mergulho para o voo
rasante de aproximação realizado ontem. Fonte: NASA.

Muita gente dizia ver um coração na superfície do planeta-anão. Não demorou para surgirem memes na web. Veja aqui em álbum do UOL.

Passamos (pelo menos eu passei!) todo o dia de ontem (14/julho) na expectativa de saber se o ponto alto da missão New Horizons havia se completado com sucesso. No período da noite, coletiva da NASA informou que a sonda havia retornado um sinal positivo confirmando que tudo tinha ocorrido perfeitamente bem. Haviam sido feitas novas imagens de Plutão a 12500 km de distância. E novos dados haviam sido coletados. Estava tudo registrado no sistema.  Era só fazer download do material.

Hoje de manhã os cientistas puderam ver pela primeira vez as fotos de Plutão em close-up. Olha a cara do Alan Stern, líder da missão, sentado ao centro!

Alan_Stern_NewHorizons

Olha a expressão de espanto do Alan Stern, chefe da missão New Horizons, ao ver hoje de manhã, pela primeira vez, as imagens de Plutão em close-up! Fonte: NASA.

A imagem acima, publicada a menos de 1h da coletiva em que a NASA prometia divulgar novas imagens e informações sobre a New Horizons, serviu para aguçar ainda mais a curiosidade de todos que, como eu, gostam de astronomia e acompanharam de perto a missão!

Pouco depois das 16h (horário de Brasília), finalmente, começamos a ter acesso às novas informações e imagens na coletiva de imprensa veiculada ao vivo pela NASA TV.

New_Horizons_coletiva15julho2015

Coletiva de imprensa da NASA, às 16h (horário de Brasília) de hoje, com as novas imagens e informações sobre o voo rasante em Plutão. Fonte: NASA TV.

 

Sempre pressa, os cientistas foram mostrando e comentando as imagens. Os registros fotográficos da missão são de cair o queixo!

Olha só a riqueza de detalhes em Caronte, a maior das cinco luas de Plutão!

New_Horizons_Caronte

Caronte, a maior das cinco luas de Plutão, em detalhes. Fonte: NASA TV.

Hydra, outra das cinco luas de Plutão, abaixo, foi fotografada pelo instrumento LORRI – Long Range Reconnaissance Imager.

New_Horizons_Hydra

A munúscula lua Hydra tem forma de batata. Fonte: NASA.

O que era antes apenas um pontinho, agora tem "cara de batata". Pode parecer apenas um aglomerado de poucos pixels. Mas o pequeno satélite mede cerca de 43 km X 33 km. É minúsculo! É tão pequeno, com tão pouca massa, que não tem gravidade suficiente para ter forma esférica. E foi registrado a cerca de 650 000 km de distância. Veja artigo da NASA sobre esse registro de Hydra.

O melhor ficou para o final: a mais esperada imagem, a que está lá no topo desse post. O pequeno vídeo abaixo mostra de forma bem didática a que parte da superfície de Plutão ela corresponde. .

Imagens incríveis!!! Concorda? Elas justificaram a cara de espanto de Alan Stern e todo o clima de expectativa que havia no ar antes da coletiva de imprensa. Deixe o seu comentário e me diga o que achou!

Embora para a maioria dos leigos o que mais importe seja o "álbum de fotografias" da viagem da New Horizons, para os pesquisadores valem ainda mais as inúmeras medidas realizadas pelos sete instrumentos de bordo da sonda. Depois de analisados todos os dados colhidos, o avanço científico a respeito de Plutão e, de quebra, sobre o Sistema Solar, vai ser incrível. Teremos, por muito tempo, artigos e mais artigos publicados sobre a análise desses dados.

Como aperitivo, veja abaixo o resultado de algumas medidas feitas pelo Ralph – Visible and infrared imager/spectrometer.

New_Horizons_metano

Medidas espectrais feitas pelo Ralph apontam abundância de metano sólido em Plutão. Fonte: NASA.

As medidas confirmam abundância de metano no estado sólido na superfície gelada de Plutão. Saiba mais nesse artigo da NASA.

Continuo acompanhando as novidades sobre a New Horizons. Vem comigo? Fique de olho aqui no blog e também na fanpage no Facebook!


Para saber mais

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."