Topo

Física na Veia

IFGW/Unicamp: cursos de física geral na web

Prof. Dulcidio Braz Júnior

08/07/2015 17h42

IFGW_fisica_basica_cursos

 

Em abril de 2013 postei avisando que o IFGW – Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas estava disponibilizando cursos de física básica na web em parceria com a Univesp TV.

Hoje fui saber como estava esse projeto e descobri que os quatro cursos de Física Geral já estão no ar!

Confira abaixo os links e as ementas de cada um deles:

  1. Física Geral I:

    IFGW_fisica_basica_cursos_FI
    Docente: Luiz Marco Brescansin
    Ementa: Introdução – Movimento em 1D – Vetores; Movimento em 2D – Força e Movimento I (Leis de Newton) – Força e Movimento II (alguns exemplos de forças) – Trabalho e Energia. Conservação de Energia – Sistemas de Partículas. Colisões – Cinemática Rotacional – Movimento de Rotação – Rolamento, Torque e Momento Angular I – Rolamento, Torque e Momento Angular II.

  2. Física Geral II:

    IFGW_fisica_basica_cursos_FII
    Docente: Peter Schulz
    Ementa: Oscilações – Gravitação – Ondas em meios elásticos – Ondas sonoras – Hidrostática e hidrodinâmica – Viscosidade – Temperatura – Calorimetria e condução de calor – Leis da termodinâmica – Teoria cinética dos gases.

  3. Física Geral III:

    IFGW_fisica_basica_cursos_FIII
    Docente: Luiz Marco Brescansin
    Ementa: Carga Elétrica – Lei de Coulomb – Campo Elétrico – Lei de Gauss – Potencial Elétrico – Capacitores e Dielétricos  – Corrente e Resistência Elétrica  – Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos – O Campo Magnético – Lei de Ampère – Lei de Faraday da Indução e Indutância  – Oscilações Eletromagnéticas e  Correntes Alternadas – Magnetismo da Matéria e Equações de Maxwell .

  4. Física Geral IV:

    IFGW_fisica_basica_cursos_FIV
    Docente: Carola Dobrigkeit Chinellato
    Ementa: Ondas Eletromagnéticas – Óptica geométrica – Interferência – Difração – Relatividade – Fótons e Ondas da Matéria – Átomos –Condução de Eletricidade em Sólidos – Física e Energia Nuclear – Partículas fundamentais.

 

Para minha surpresa e felicidade, a responsável pelo Física Geral IV é a profa. Dra. Carola Dobrigkeit Chinellato, grande amiga, ex professora, e com quem tive o prazer de aprender os principais conceitos de Física Moderna nas disciplinas de Estrutura da Matéria no anos 80 durante a minha graduação no IFGW. Fiquei contente em vê-la na ativa esbanjando simpatia, conhecimento, e didática exemplar que, aliadas ao seu enorme prazer de ensinar, fazem dela uma professora inesquecível!

Faz um bom tempo que não vejo pessoalmente. Creio que nosso último encontro foi nessa oficina de Física há dez anos.

Em 2002, quando lancei o livro Tópicos de Física Moderna, enviei um exemplar para ela. Tão logo ela recebeu o livro, me ligou eufórica dizendo "sou a avó, sou a avó!". E ela estava certa! Se sou o pai da obra, ela, que com paciência, dedicação e entusiasmo me ensinou os primeiros passos da Física Moderna é, de fato e de direito, avó do livro! Estou matando saudades da profa. Carola vendo algumas vídeo-aulas dela!

Fica dica. Vídeo aulas imperdíveis!     

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."