Topo

Física na Veia

O "encontro" de Vênus com Júpiter é hoje!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

30/06/2015 10h38

Venus_Jupiter_29junho2015a

Vênus (abaixo) e Júpiter (acima). Registro feito em 29/junho/2015, véspera da máxima aproximação.

 

Desde sábado passado, 27 de junho, venho observando e fotografando Vênus e Júpiter ao cair da tarde. Os resultados estão disponíveis na fanpage do blog no Facebook (facebook.com/FisicaNaVeia)

Os dois planetas, nossos vizinhos do Sistema Solar, vistos daqui da Terra, estão em aproximação aparente. E hoje, terça-feira, 30 de junho, a distância relativa será mínima! Os planetas estarão "coladinhos" no céu. Imperdível!

O bacana é que dá para ver tudo a olho nu. E está bem fácil de encontrar os astros no céu. Para ajudar meus leitores nessa deliciosa tarefa observacional, no post anterior dei dicas de observação com simulações do céu para vários dias (pouco antes e pouco depois do dia 30 de junho).

Confira acima e abaixo fotos do fenômeno que fiz ontem, 29 de junho, segunda-feira, véspera da máxima aproximação. Na imagem de cima vemos a cena mais aberta e já dá para notar os dois planetas bem próximos no céu. Na imagem de baixo, com zoom óptico de 30X, a câmera digital vira quase uma lunetinha. Dá para ver os dois planetas mais de perto. Usei 2s de exposição, com ISO alto, sempre com a câmera no tripé. Note que nessa segunda captura foram registradas duas (das quatro) luas galileanas de Júpiter!

Venus_Jupiter_29junho2015b

No mesmo dia, agora com zoom, com os dois planetas em destaque. Vênus (abaixo): um verdadeiro
farol. Júpiter (acima): acompanhado de dois "pontinhos", dois de seus satélites.

 

Anote aí na sua agenda para não esquecer: observação astronômica hoje, a partir das 18h até mais ou menos 20h.

Deixe o seu comentário nos contando sobre a sua observação do fenômeno!

Vou observar/fotografar e depois posto o resultado na galeria logo abaixo. Combinado?


Galeria de fotos do fenômeno astronômico.

Cena linda!  Mas as nuvens baixas e avermelhadas pela iluminação do bairro estão atrapalhando bastante a observação e os registros fotográficos.

Venus_Jupiter_30jun2015_a

Vênus e Júpiíter em máxima aproximação aparente.

Venus_Jupiter_30jun2015_b

Com zoom vemos os dois planetas e as quatro luas galileanas de Júpiter. Ganimedes, acima. Abaixo,
a contar do planeta, Io, Europa e Calisto. Vênus deveria brilhar mais na imagem. Deve ser
efeito atenuador das nuvens.

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."