Topo

Física na Veia

O que é Física Estatística?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

26/06/2015 13h48

Fundamentos_Fis_Estatistica

Capa do "Fundamentos da Física Estatística" que tem 420 páginas.

 

Acabo de receber o livro "Fundamentos da Física Estatística" de autoria de Edson Denis Leonel (editora Blucher). Ao folheá-lo, deu saudades do último ano do curso de graduação em Física, época em que normalmente somos iniciados nessa importante disciplina do curso de bacharelado em Física. Vou guardá-lo para futura revisão da matéria, provavelmente nas férias de julho que já estão chegando.

Para quem não sabe o que é Física Estatística, explico: é a parte da Física que estuda o comportamento de sistemas com muitos constituintes que podem ser desde átomos num gás até fótons. E, como o nome sugere, tudo é modelado de forma probabilística, usando as ferramentas da Estatística.

O livro, bastante completo, aborda desde os conceitos fundamentais da disciplina até temas mais avançados, cobrindo o conteúdo visto em cursos de graduação e também de pós-graduação. A obra está organizada nos seguintes capítulos:

1 Uma breve revisão de termodinâmica
2 Discussão elementar sobre métodos estatísticos
3 O problema da caminhada aleatória
4 Estados microscópicos e ensemble microcanônico
5 Ensembles: canônico, grande canônico e pressões
6 Gases ideais
7 Gás de férmions e gás de bósons
8 Partículas movendo-se sob ação do campo gravitacional e colidindo em uma plataforma móvel – um gás simplificado
9 Movimento Browniano
10 Equação de Fokker-Planck
11 Transições de fase: uma discussão inicial
12 Caracterização de transições de fase em um sistema magnético e em uma família de mapeamentos discretos

Ficou curioso? A editora fornece uma mostra do livro (em PDF). E tem outra ferramenta ainda mais legal que permite folhear o livro virtualmente.  Experimente!

No site da editora, para professores cadastrados, está disponível um material de apoio. Fiquei curioso e baixei. Ele contém mais de cem slides em MS Power Point com desenhos, gráficos e tabelas do livro. Uma mão na roda na hora de preparar aulas.

Se ficou interessado, fica dica: o livro está com excelente desconto no site da editora. Mas fica também o aviso: é só para os iniciados no formalismo matemático típico do final do curso de graduação em Física. Ok?

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."