Topo

Física na Veia

The BOBs 2015: inscrições abertas

Prof. Dulcidio Braz Júnior

06/03/2015 14h18

TheBobs_2015

 

Encontram-se abertas as inscrições para o 11º The BOBs – The Best of Blogs, o mais importante prêmio para a blogosfera mundial promovido pela alemã Deutsche Welle e que pretende destacar e valorizar ativistas e projetos online de relevância mundial.

Para a edição de 2015, a emissora internacional da Alemanha reformulou o conceito do prêmio. Dentre outras novidades, pela primeira vez será concedido o prêmio especial Liberdade de Expressão. E o vencedor, divulgado antecipadamente, é o blogueiro Raif Baldawi. Esse prêmio diferenciado acentua e fortalece um elemento central da competição que, segundo a Deutsche Welle, é "destacar e reconhecer a atuação de pessoas que usam as possibilidades da revolução digital para defender o seu direito à liberdade de expressão".

Os demais vencedores, blogueiros de todo o mundo, serão escolhidos em breve. As inscrições ficam abertas até o dia 12 de março. A partir daí serão escolhidos os finalistas que concorrerão ao prêmio de melhor weblog em cada uma das 14 línguas, inclusive o português, e em duas categorias distintas:

1) Prêmio dos internautas (por votação aberta na web)

2) Prêmio do júri internacional

Os vencedores pelo júri vão receber o prêmio em Bonn, Alemanha, em junho de 2015, durante o Global Media Forum.

Ficou interessado? Acesse thebobs.com/portugues e, no topo do site, inscreva seu blog ou indique um que achar interessante, dentro do espírito do prêmio. Quando os finalistas forem divulgados, você também poderá escolher pelo site os seus preferidos para ajudar na escolha do prêmio dos internautas.

 

Física na Veia! venceu o The BOBs em 2010

Tenho a honra de ter sido premiado no The BOBs em 2010. O "Física na Veia!' foi escolhido pelo juri internacional como o Melhor Weblog em Língua Portuguesa 2009/2010. Veja o selo que "mora" orgulhoso aqui no lado direito do blog!

Confira no vídeo abaixo o anúncio do prêmio e o divertido sotaque alemão ao pronunciar o nome do blog.

Fui receber o prêmio em Bonn, Alemanha, a convite da Deutsche Welle, dentro do Global Media Forum. Foi um sonho, mas bem real!

Vendo as imagens acima e lendo sobre o prêmio, bate um sentimento gostoso de saudades das Alemanha e, em especial, do Carlos Albuquerque, brasileiro que trabalha na Deutsche Welle como Multimediadirektion Regionen Brasilianisch (nem precisa traduzir!) e foi o anjo da guarda dos blogueiros brasileiros que estiveram no Global Media Forum em junho de 2010.


Para saber mais


Já publicado aqui no Física na Veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."