Topo

Física na Veia

Imagens incríveis do Sol em cinco anos de observações pelo SDO

Prof. Dulcidio Braz Júnior

19/02/2015 22h13

 

O belíssimo vídeo acima mostra, em pouco menos de cinco minutos, um apanhado geral de imagens incríveis que o SDO – Solar Dynamics Observatory da NASA registrou em cinco anos de observação solar em tempo real, 24h por dia.

Antes que você me pergunte como eles conseguem "ver" o Sol 24h por dia, respondo: o SDO é um laboratório que não fica na Terra. Se estivesse em solo, não teria como registrar o Sol no período da noite local. Certo? Ele fica no espaço, a bordo de um satélite terrestre, numa órbita geoestacionária inclinada 28 graus em relação ao plano do equador de onde pode mirar e registrar todo o disco solar, o tempo inteiro (a rigor, quase todo o Sol o tempo inteiro já que eventualmente o disco lunar pode eclipsar parcialmente o disco solar visto do satélite, como mostrei nesse post).

Com diversas imagens estáticas do sol, o SDO é capaz de criar vídeos incríveis. Toda a coleção de vídeos você confere na galeria oficial do projeto recentemente atualizada. Imperdível!

 

Os três instrumentos do SDO

 

O SDO opera com os seguintes instrumentos:

1) AIA – Atmospheric Imaging Assembly – projetado para "ver" a coroa solar em diversos comprimentos de onda.

2) HMI – Helioseismic and Magnetic Imager – desenhado para estudar o campo magnético na superfície solar.

3) EVE – Extreme ultraviolet Variability Experiment – concebido para analisar o espectro da radiação solar em ultravioleta extremo.

Confira, na linda montagem abaixo, os vários "olhos" do SDO operando em diferentes faixas (ou comprimentos de onda) do espectro eletromagnético.

SDO_ArgoView_legendas

O Sol visto em diferentes comprimentos de onda pelos "olhos" do SDO.

 

Sempre que você entrar no site do SDO, de cara vai encontrar as últimas imagens do Sol feitas pelos instrumentos acima, cada uma delas num comprimento de onda diferente e capaz de evidenciar um ou outro detalhe específico da complexa e dinâmica estrutura solar.

O vídeo do SDO que eu mais gosto é o Argo View (confira abaixo). Nele o Sol é literalmente fatiado. E cada fatia corresponde a um comprimento de onda. Uma imagem do Sol de fundo vai girando por trás das fatias que funcionam como "filtros". De forma bastante didática, dá para perceber qual estrutura solar pode ser melhor observada em detalhes para cada comprimento de onda, em cada uma das fatias. Assim fica fácil entender porque os comprimentos de onda foram escolhidos a dedo para observar cada detalhe da nossa estrela! É genial!

Quando você não tiver o que fazer, faça como eu: visite o site do SDO e confira as belíssimas imagens que mostram o que anda acontecendo com a nossa estrela. Sempre que posso, dou uma passada por lá! É diversão garantida!


Para saber mais


Já publicado no Física na Veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."