Topo

Física na Veia

Eu vi o C/2014 Q2 Lovejoy! E você?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

09/01/2015 21h21

Lovejoy_2014_Q2_simula_binolculo

Imagem simulando mais ou menos o que eu vi com um binóculo 10 X 50.

Em 26 de dezembro passado publiquei um post avisando que um novo cometa (C/2014 Q2 Lovejoy) poderia ser visto no céu do Brasil. Você viu o post? Seguiu minhas dicas de observação? Conseguiu ver o cometa?

Eu (acredite!) tentei observações desde a publicação do post (26/12). Mas somente ontem, 8 de janeiro de 2015, duas semanas depois, finalmente consegui observar o cometa! O céu estava parcialmente nublado. Mas, com um binóculo 10 X 50 (lentes de 50 mm de diâmetro com aumento de 10X), vi o cometa como uma nuvenzinha apagada, mais ou menos como na imagem acima que é uma imagem real que manipulei para ficar mais parecida com o que vi. Não consegui ver cauda, só a coma (ou cabeleira).

Desde o dia 16/12/2014 o cometa (que poderia ser visto a noroeste) vem se deslocando cada vez mais para o norte. Portanto, as dicas que passei ao final de dezembro já caducaram. Mas fiz outras simulações da posição do cometa Lovejoy para os próximos dias (entre 9/janeiro e 18/janeiro). Confira na imagem abaixo onde a bolinha verde representa o cometa (propositalmente fora de escala). Os números em verde são as datas. Clique na imagem para abrir versão maior.

Lovejoy_Q2_2014_9-18_jan_2015

Posições aproximadas do C/2014 Q2 Lovejoy entre 9 e 18 de janeiro de 2015. Clique na imagem para
abrir versão maior.

 

Note que as Três Marias (1), as conhecidas três estrelinhas bem brilhantes e alinhadas da constelação de Órion, que no final de dezembro do ano passado eram uma excelente referência visual para encontrar o cometa Lovejoy, já ficaram para trás. Sirius (2), a estrela mais brilhante do nosso céu, mais longe ainda. O Lovejoy agora caminha para a constelação de Touro.

Mas, para quem tem pouca familiaridade com o céu, encontrar Sírius (2) e as Três Marias (1) é bem mais fácil  do que a constelação de Touro. Logo, para reconhecer os astros e montar o cenário onde está o cometa, comece pelo mais fácil: Três Marias (1) e Sírius (2) que, logo no começo da noite, se encontram do lado leste (lado em que o Sol nasce). Depois, tente encontrar Aldebaran (3), a estrela alfa da constelação de Touro, também conhecida como olho do touro. Ela vai aparecer como um pontinho vermelho/alaranjado já que é uma estrela gigante vermelha. Mais para a esquerda (ou norte) de Aldebaran (3), se você estiver num local longe das luzes da cidade, verá um aglomerado de estrelas conhecido como Plêiades (4).  São estrelinhas azuis e bem amontoadas. Note que o Lovejoy, nos próximos dias, vai se aproximar gradativamente das Plêiades (4).

Tente as suas próprias observações. Olhar para o céu é sempre uma experiência divertida e instigante! Mas tenha em mente que se afastar das luzes da cidade vai ajudar bastante. E pelo menos um binóculo ou uma pequena luneta vai tornar a sua experiência mais agradável. A olho nu o Lovejoy é apenas um pontinho borrado que só quem conhece bem o céu poderá distinguir dentre outras estrelas vizinhas.

Sigo tentando as minhas por aqui. Hoje, 9 de janeiro, já furou novamente: céu muito totalmente nublado!

Boa sorte nas suas observações! Conte para nós, nos comentários, como está sendo a sua experiência pessoal com o Lovejoy.

Acompanha Física na Veia! pela fanpage no Facebook: www.facebook.com/FisicaNaVeia. Basta curtir/seguir para ficar ligado nas novidades diárias de Física e Astronomia bem como nos novos post aqui publicados.


Para ver


Já publicado no Física na Veia!

 

Observação: não deixe comentários na plataforma antiga do blog. A chance deles serem publicados é mínima já que agora acompanho tudo por aqui. Ok?

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."