Topo

Física na Veia

Um cometa vai passar muito perto de Marte

Prof. Dulcidio Braz Júnior

18/10/2014 21h41

C2013A1_Marte_SolarSystemScope
Simulação do espetáculo que veríamos se estivéssemos em Marte (via Solar System Scope)

 

Nesse domingo, 19 de outubro, o cometa Siding Spring C/2013 A1 vai passar a apenas 139 mil quilômetros de Marte.
Pode parecer muito. Mas em Astronomia isso é quase nada. Para se ter uma ideia, a distância média Terra-Lua é três vezes maior, cerca de de 384 mil quilômetros (confira nesse post).

Quando descoberto por Robert H. McNaught, em janeiro do ano passado, havia uma forte suspeita de que o cometa iria se chocar com Marte. Observações sistemáticas permitiram coletar dados para traçar com mais precisão a verdadeira órbita do cometa ao redor do Sol. Logo se percebeu que não haveria colisão com o planeta vermelho. Mas já se sabia que o C/2013 A1 passaria de raspão por Marte.

Se estivéssemos lá em Marte, o espetáculo seria lindo! Imagine um cometa passando a 1/3 de distância da Lua à Terra! Como estamos na Terra que atualmente se encontra a cerca de 240 milhões de quilômetros de distância de Marte (1,6 vezes a distância média Terra-Sol), o cometa está muito longe daqui. E, visto de longe, estará praticamente "colado" em Marte para um observador terrestre. Assim, se olharmos para Marte, veremos o de sempre: um pontinho avermelhado bem brilhante no céu e nada mais.

Mas, para sentirmos o gostinho do espetáculo em solo marciano, o site Solar System Scope, que já divulguei anteriormente aqui no blog, criou uma simulação bem bacana. A imagem acima é um print screen dela.

Ficou interessado? Clique aqui  para ir direto para a simulação. Espere o carregamento. A simulação vai mostrar automaticamente o cometa ascendendo no céu marciano por efeito da rotação do planeta. Se quiser vê-la novamente, use o botão restart no rodapé da tela, à direita.

Se clicar no botão to orbit, você sai do solo marciano e vai para o espaço, de onde poderá ver Marte e o cometa em aproximação, como na imagem abaixo onde fica bem claro que a cauda do cometa sempre está, como esperado, em oposição ao Sol (explico esse fenômeno nesse post).

C2013A1_Marte_SolarSystemScope_orbita
Visão do espaço, onde podemos ver o cometa em aproximação com Marte

Experimente clicar/arrastar com o mouse na tela da simulação. Você poderá girar o sistema solar em três eixos, escolhendo qual a melhor posição de observação. As setas do teclado também fazem a mesma função e as teclas + e – do teclado numérico (bem como a rodinha central do mouse) permitem alterar o zoom. É bem divertido!

 

Cobertura ao vivo

Assista a cobertura ao vivo da passagem do cometa Siding Spring por Marte pelo projeto Virtual Telescope. Clique na tecla play para ver a transmissão ao vivo. Se ela ainda não tiver começado, você verá um relógio em contagem regressiva.


Já publicado no Física na Veia! 

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."