Topo

Física na Veia

Nova ordem de grandeza para a idade do blog

Prof. Dulcidio Braz Júnior

11/10/2014 19h15

FNV_rascunho_10anos
Em outubro de 2004 o Física na Veia! saiu da prancheta

 

Parece que foi ontem. Era 2004. E os blogs eram a maior novidade da internet. O UOL havia acabado de disponibilizar uma plataforma de blogs para os seus usuários.

Como educador, logo pensei:

1) Essa nova ferramenta pode turbinar o alcance das minhas aulas.
2) Adeus ao sinal para começar/terminar a aula: posso ter aulas on line, 24 h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem nenhum limite de espaço e de tempo.
3) Os temas para os posts (minhas aulas virtuais) podem surgr de qualquer motivação e não de uma programação rígida a ser cumprida.
4) Dá para ajudar meus alunos mais interessados a ampliarem o conhecimento, em especial trabalhando a Física contextualizada.
5) Posso ter outros alunos espalhados pelo mundo, sem limite de idade, sem compromisso de provas, todos juntos por aqui pelo simples prazer de ensinar/aprender.
6) …

A ideia de ter um blog de Física era tentadora e instigante! Passei quase 2004 inteiro planejando uma linha editorial. E em 11 de outubro de 2004 o Física na Veia! saiu da prancheta.

Faça as contas: 2014 – 2004 = 10. Uma década de trabalho! Ou melhor, 10 anos diversão. Tenho me divertido muito por aqui, trocando ideias com gente do Brasil e do mundo que já gostava de Física e até muitos que estão aprendendo a gostar!

Até ontem a ordem de grandeza da idade do blog era 0. O blog tinha

ordem_grandeza_0_anos

Agora já posso comemorar com você: a nova ordem de grandeza da idade do Física na Veia! é 1!

ordem_grandeza_1_anos

Ou, como gosto de imaginar os aniversários, foram 10 voltas no Sol de carona com o planetinha azul! Considerando que a distância média Sol-Terra é de 149,6 milhões de quilômetros e aproximando a órbita da Terra para uma circunferência, cada volta no Sol correponde ao perímetro (2πR) da circunferência de raio R = 149,6 milhões de quilômetros. Fazendo as contas, a cada volta da Terra no Sol viajamos 2πR = 2 x 3,14 x 149,6 = 940 milhões de quilômetros. Como foram 10 anos, já viajei com o blog 10 X 940 milhões de quilômetros, 9400 milhões de quilômetros, ou 9,4 bilhões de quilômetros! E sempre muito bem acompanhado dos meus leitores!

Por falar em leitores, o blog acumula mais de 3,2 milhões de visitas. Olha só quanta gente já veio aqui para ratificar minha tese de que a Física é pop, slogan que passei a usar aqui no blog quando completamos 1 milhão de visitas!

Que venham muitas outras voltas. Porque ensinar/aprender Física é uma deliciosa viagem. Nem sempre a estrada é boa. Mas a paisagem é maravilhosa!

FNV_ensinar-aprender-fisica

E aí? Vem comigo?


Obs.: Esse post está duplicado no endereço antigo do blog, marcando a transição para o novo endereço e a nova plataforma.

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."